ENTREVISTA - Chessveja entrevista MN Alexsandro Barros

Entrevista com o novo MN Alexsandro Barros de Lima



Agora como Mestre Nacional, Alexsandro vive seu melhor momento e é o entrevistado do Chessveja


CHESSVEJA Quem é o Alexsandro Barros de Lima (escolaridade, idade, local nascimento)?
ALEXSANDRO sou natural da Cidade de Arapiraca-AL, tenho 18 anos e estou prestes a cursar Educação Física na UFAL.

CHESSVEJA Como começou no xadrez e por quê?
ALEXSANDRO comecei aos 8 anos através do meu pai, que me ensinou os nomes das peças e os movimentos. Já o meu primeiro torneio foi o JEAL aos 13 anos, e minha primeira conquista no xadrez.

CHESSVEJA Quais são seus ídolos na vida e no xadrez e em quem mais tenta se espelhar?
ALEXSANDRO ídolos na vida sem dúvidas são os meus pais, sempre me apoiaram e me apoiam até hoje e me dão exemplo de vida.
Já os meus ídolos no xadrez tem alguns... mas o meu preferido é o Mikhail Tal, o cara é um gênio !

CHESSVEJA Se não fosse jogador de xadrez que profissão seguiria?
ALEXSANDRO é difícil imaginar minha vida sem xadrez, mas acho que se não fosse esse esporte eu partiria pra musica, porque toco violão e canto também.

CHESSVEJA Em q momento você viu que o xadrez vale a pena (momento ou conquista ou razao)?
ALEXSANDRO depois do meu primeiro torneio, o JEAL 2013, eu me classifiquei pra os Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional) foi lá que eu acordei pra o mundo do xadrez, vi o nível do pessoal e senti que era isso que eu queria pra minha vida .

CHESSVEJA O que acha sendo o espelho para a garotada e esperança para os enxadristas do estado?
ALEXSANDRO fico muito feliz em ser a referência para os enxadristas do estado e principalmente para as crianças e jovens que podem olhar pra mim e pensar: se ele conseguiu ser mestre, por que eu não posso?
É uma honra ser o exemplo pra essa galera.

CHESSVEJA Qual seu estilo no xadrez e como estuda esse esporte?
ALEXSANDRO o meu estilo e meu ponto mais forte no jogo é a tática, mas como nem sempre dá pra jogar um jogo tático ... também domino bem o jogo estratégico e posicional.

CHESSVEJA Quais suas principais conquistas?
ALEXSANDRO
- Penta campeão dos jogos escolares de Alagoas (JEAL)
- Campeão Alagoano Rápido 2018
- Campeão Alagoano Blitz 2019
- Medalha de prata nos jogos escolares da juventude ( nacional)
- E a conquista do título de Mestre Nacional.

CHESSVEJA Qual sua melhor partida?
ALEXSANDRO Tiveram várias partidas boas, mas a que eu destaco, por ser bem jogada e a mais importante até agora, foi contra o fortíssimo MF Sílvio Cunha, um dos melhores do país. E foi graças a essa vitória que consegui chegar a 2200 de elo FIDE, me tornando MN, no Floripa Chess Open 2019.

CHESSVEJA Quais seus agradecimentos?
ALEXSANDRO Agradeço primeiramente a Deus e segundo aos meus pais que sempre me incentivam na vida e no xadrez, e especialmente meu pai, que foi quem me colocou no mundo do xadrez, sendo meu técnico, meu professor e meu treinador, pois foi com ele que pude contar pra minha evolução. Agradecer também ao Jayme Miranda que me ajudou muito, conseguindo o Bolsa Atleta pra mim, e agradeço a todos que me apoiam e torcem por mim. Muito obrigado !

CHESSVEJA Com esse título de MN você espera alcançar quais facilidades para seguir no xadrez?
ALEXSANDRO Com o título de MN espero que abra portas para eu participar de mais torneios.

CHESSVEJA Uma mensagem para nós enxadristas.
ALEXSANDRO Não desista dos seus objetivos, vão ter momentos difíceis na caminhada mas mantenha o foco e fé, se dedicando mais e mais que no final vai valer a pena.

Por Rafael Ferreira

3 Comentários

PODEM COMENTAR

  1. Parabéns MN Alexandre nunca duvidei da sua capacidade.
    Desejo sucesso!! e vamos jogar Chess...
    👍😎

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu amigo Alex sou conhecedor de toda a peleja.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PODEM COMENTAR

Postagem Anterior Próxima Postagem