GM PERDE: CULPA DO RELÓGIO DE PULSO

GM Adhiban perde por usar relógio de pulso analógico

No sábado, o grande mestre indiano Baskaran Adhiban perdeu o jogo da terceira rodada no National Team Open, na Índia, por usar um relógio de pulso analógico. Os regulamentos da FIDE descartam apenas dispositivos eletrônicos - mas em eventos nacionais na Índia, todos os tipos de relógios são proibidos.
O campeonato está atualmente em andamento em Ahmedabad, a maior cidade do estado indiano de Gujarat. Desconhecendo as regras mais rígidas em seu país, Adhiban, 27 anos, usava seu relógio analógico durante um jogo para sua equipe PSPB (Petroleum Sports Promotion Board), enfrentando IM CRG Krishna, que jogava no RSPB-B (Railway). Conselho de Promoção Esportiva).
Após nove jogadas, Krishna notou o relógio e informou o árbitro, que declarou o jogo perdido para Adhiban.
Para evitar trapaças, as Leis de Xadrez da FIDE incluem um parágrafo que proíbe jogadores com smartphones, smartwatches ou qualquer outro dispositivo eletrônico durante o jogo:
"11.3.2.1 Durante um jogo, o jogador é proibido de ter qualquer dispositivo eletrônico não especificamente aprovado pelo árbitro no local de jogo"
Em alguns eventos oficiais, como Copas do Mundo e Olimpíadas, uma regra mais rigorosa foi aplicada (com, por exemplo, proibições em todos os relógios e canetas), mas em quase qualquer outro torneio classificado pela FIDE usando um relógio analógico seria aceito - mas não na Índia. Em março de 2018, a All India Chess Federation (AICF) proibiu o uso de todos os relógios de pulso para simplificar os assuntos dos árbitros.
Adhiban ficou muito surpreso quando seu oponente reivindicou uma vitória. Ele disse à ESPN: "Acabei de voltar do Gibraltar Masters, onde estava usando o relógio durante todo o torneio, e todo mundo também usava todos os tipos de relógios. Eu estava com o jetlag e não percebi que estava usando um relógio".
A perda de Adhiban por usar um relógio analógico recebeu muitas críticas nas mídias sociais. O secretário da AICF, Bharat Singh Chauhan, reconheceu que a regra pode precisar de um segundo pensamento: "[Se houver vozes de jogadores suficientes que nos procurem e digam que querem que isso mude, vamos dar uma olhada".
Adhiban não foi a primeira vítima de uma perda por usar um relógio. Em maio de 2018, no KIIT Open em Orissa (Índia), a GM Martyn Kravtsiv perdeu para o WIM V Varshini, que também conquistou uma vitória depois de avistar o relógio de seu oponente.
Os smartphones foram banidos das salas de torneios de xadrez por quase duas décadas. No Campeonato Europeu de Equipas de 2003, o GM Ruslan Ponomariov se tornou o primeiro grande mestre a desistir de um jogo por permitir que seu celular tocasse durante o jogo - que aconteceu no seu aniversário.
Nota do editor: este artigo foi atualizado para refletir que Adhiban não foi a primeira vítima na Índia a perder por perder por usar um relógio.
PeterDoggers
10/02/2020.

Post a Comment

PODEM COMENTAR

Postagem Anterior Próxima Postagem