Muitas pessoas ficam confusas com os termos mestre e grande mestre, além de não saberem como se consegue essa titulação. E existem outras titulações além dessas? Veremos tudo isso no post de hoje.
O termo “mestre” foi inicialmente utilizado apenas para designar grandes jogadores de xadrez, sem trazer, porém, nenhuma conotação formal. Apenas após o estabelecimento das primeiras organizações de xadrez, e de o jogo tornar-se mais popular ao redor do mundo, no século 19, é que a alcunha de Mestre passou a ser utilizada de maneira formal, com pré-requisitos específicos para ser obtida.
Apesar de algumas titulações serem concedidas a nível nacional pelas confederações de xadrez de cada país, a FIDE, Federação Mundial de Xadrez, é a que concede as quatro titulações mais reconhecidas e prestigiadas mundialmente.
São necessárias altas pontuações na lista de rating da FIDE para que se possa obter um título reconhecido por ela, e as maiores titulações (Mestre Internacional e Grande Mestre) ainda requerem um número mínimo de normas, ou seja, de performance de Grande Mestre em competições internacionais que preencham uma série de requisitos.
Nesse artigo, listamos as principais titulações do xadrez, assim como os pré-requisitos para obtê-las. Confira!
Títulos Nacionais de Mestre
Algumas confederações nacionais de xadrez concedem títulos de Mestre Nacional a seus melhores enxadristas. Os pré-requisitos para obter essa titulação variam de confederação para confederação e, por isso, esse título não é reconhecido pela FIDE. Em geral, é necessário um número mínimo de pontos de rating, além de normas em competições de determinado nível.
As confederações nacionais também podem conceder a titulação de Mestre Nacional em caráter honorário a pessoas proeminentes dentro do xadrez nacional ou que tenham influência política, por exemplo. Após a criação do título de Mestre FIDE, em 1978, algumas confederações nacionais, como a da Irlanda e a da Alemanha, extinguiram seus títulos nacionais.
Titulações da FIDE
Candidato a Mestre FIDE (CM)
Esse é o título mais recente criado pela FIDE. Para a obtenção dessa titulação, não é requisitada nenhuma norma. Para solicitar o título, basta que o enxadrista seja cadastrado junto à FIDE e tenha, no mínimo, 2.200 pontos na lista de rating oficial ou extraoficial.
Mestre FIDE (MF)
Da mesma maneira que o CM, o título de Mestre FIDE não requer nenhuma norma, somente uma pontuação mínima de 2.300 pontos de rating.
Mestre Internacional (MI)
Para alcançar essa titulação, o jogador deve alcançar um mínimo de 2.400 pontos de rating. Além disso, deve ter, ao menos, três normas em competições de Mestres Internacionais nas quais tenham competido, no mínimo, dois estrangeiros, além de ter conseguido obter o “rating performance” adequado.
Grande Mestre (GM)
O mais alto título internacional de xadrez que um jogador pode alcançar não é nada fácil de se obter. Para se tornar um Grande Mestre reconhecido pela FIDE é necessário ter um mínimo de 2.500 pontos de rating, além de conquistar três normas em competições de Grandes Mestres Internacionais que tenham contado com, pelo menos, dois competidores estrangeiros. Em cada evento em que as normas forem conquistadas, o “rating performance” tem que, obrigatoriamente, ser superior a 2600 pontos.
Gostou de aprender mais sobre as titulações no xadrez? Então conheça os 11 Grandes Mestres de Xadrez Brasileiro!
Fonte: site do GM Rafael Leitão
Postar um comentário
PODEM COMENTAR