Grande Fabio!!! Parabéns pelo título incontestável, ficou claro nesse torneio a sua evolução, desbancando grandes nomes do xadrez estadual, todos os outros tbm estão de parabéns, tivemos um campeonato muito disputado,com quebras de tabu e tudo que temos direito, esse é o xadrez alagoano! um abraço!! thyago miranda
RSRSRSR OBRIGADO THIAGÃO, JOGO É JOGO, NÃO SOU ORGULHOSO, SI EU PERDER TODAS AS PARTIDAS EM QUALQUER TORNEIO VOU TER SEMPRE O MESMO PENSAMENTO. GANHEI SIM, MAS OS MELHORES DE ALAGOAS SÃO VC(THIAGO), JAYME, RAFAEL FERREIRA, FERREIRINHA, ALLAN, AZEVEDO,ETC... PELO CONHECIMENTO TEORICO E SÃO GRANDES JOGADORES. E NA VERDADE MESMOS ADVERSARIOS TIVERAM CHANCES DE GANHAR E FUI ESCAPANDO!
De fato temos que parabenizar o Fábio pelo seu desempenho num dos torneios mais difíceis do nordeste, todavia é de extrema relevância ressaltar que o campeão alagoano de 2011 obteve 5,5 pontos por mérito próprio e o outro ponto que lhe deu o tão sonhado título foi cercado de muita polêmica, pois o seu adversário Jayme Miranda praticamente entregou deliberadamente sua partida. Apesar dele(Jayme) tentar se defender dizendo que não foi, todos que estavam presentes no evento percebeu um verdadeiro teatro do nosso hexa-campeão alagoano. Mas qual a intenção dele entregar a partida? Devido a rivalidade que há entre ele (Jayme) e o então vice-campeão, Allan Gadelha, que a propósito o venceu. Não estou defendendo ninguém, apenas expus a falta de esportividade que ocorreu nesta última partida do campeonato alagoano. Falta de esportividade pra não dizer outro nome que iria cair muito bem!!! Mando um abraço pra todos, tanto o Jayme quanto o Fábio, Allan e os demais que tiveram o compromisso de jogar todo o campeonato sem nenhuma ausência.
É uma pena Nayron um jogador tão jovem e com muito futuro pensar isso de mim. Gosto muito de teatro, inclusive levei minha filha semana passada em uma peça no Marista , "Sem pé e nem Cabeça" muito boa por sinal, prefiro ficar fora dos palcos e ficar dentro do tabuleiro . Não tenho rivalidade nenhuma com o Allan Gadelha,gosto muito dele, é um cara que mereceu o título, com certeza vai ganhar alguns títulos, a minha derrota para João Paulo me tirou dá disputa pelo título,não foi a derrota para Allan que me tirou da disputa. Não joguei bem o torneio todo, inclusive na vitória contra ferreira, ele deixou passar um tático. Resumindo você está fazendo acusações sérias com respeito ao meu nome e sem provas. Eu posso processa-lo por Calúnia e difamação. Acho uma falta de respeito o que fizeram com o Fábio ontem, até minha namorada percebeu, o cara ganhou o título e todo mundo com cara de Velório. Lembrando eu passei 2007,2008 e 2009 sem ganhar o Alagoano e agora 2011, ou seja já tenho experiência demais em não ganhar. Você não sabe os problemas de saúde que estou passando e as dificuldades que estou sentindo nos torneios para calcular,jogar partidas longas e enfrentar uma sequencia longa de partidas.Inclusive estou de licença médica até setembro tratando desses problemas. Procure se informar e perguntar antes de acusar.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....Essa galera é massa! ai mestre o atual campeão é culpado da galera ficar com a quela cara ele mesmo não tava com cara de comemorar com a turma independente de torcida...E os comentario do Nayron foi infeliz mas é isso ai releve e vamos curtir as resenhas..Afinal esse espaço é pra isso mesmo. rsrsrsrs.
Parabens Fabeta, vc ta devendo uma comemoração a altura de um campeão alagoando!!
É uma pena ver tantas discórdias ,mas enfim,acho que se não houver esse tipo de coisa não é o xadrez Alagoano,rsrsrs. Desde já parabenizando Allan,(como mts devem saber meu namorado ) por seu desempenho no campeonato e por duas coisas que me faz estar ate hoje com ele carater e honestidade.Parabéns Meu Campeão Alagoano pois creio eu que não só pra mim como pra outros que preferiram ficar calados para não repercurtir "o caso" . Ahh,acho que nem preciso explicar como comentado em um dos comentarios ,a cara de enterro de todos na premiação. Desde já Grata pelo espaço que dá a chance de muitos se expressarem.
PARABPENS FÁBIO!!! POXA..UMA SURPRESA BOA E MERECIDA.PARABÉNS Á TODOS OS PARTICIPANTES!!! COMO SEMPRE TEM QUE HAVER UMA POLÊMICA,MAIS ENFIM, DIANTE DE TODOS OS FATOS PERCEBO QUE OS ENXADRISTAS DE ALAGOAS VEM EVOLUINDO, SE DESTACANDO EM TORNEIOS EM 2011. ATUALMENTE FÁBIO CAMPEÃO HURRUUU RSSS!!! E QUE BREVE, AGORA EM AGOSTO ESTAREI DE VOLTA, ESPERO QUE TBM ALGUMAS ENXADRISTAM RETORNEM ...UMA ABRAÇO Á TODOS...POLINHACHESS!!!
conheci jayme miranda em 99 quando fui árbitro do nordestino em natal, de lá pra cá ele cresceu de tamanjo. e no xadrez tb, tem bom caráter e até mesmo se tiuvesse entregado a partida em questão ( que acho que no entregou) seria por um bom motivo, problemas de saúde física e mental atralham a vida de qualquer um tenha força mestre jayme vc deixou ja sua marca e naõ precisa provar nada para nimguem e nem pra vc mesmo. Luiz Lima
Prezado Nairon Igor, Jayme Miranda é um nome para ser respeitado em alagoas não só pelo esplendoroso e vitorioso xadrez, mas principalmente por ser o nome do maior icone do socialismo em alagoas, portanto a questão que vc levanta é altamente infeliz, pq desrespeita toda nossa familia,seria interessante uma retratação de sua parte, quanto a questão levantada pela namorada do allan, se não me engano o score de jayme e ele era de 9 ou 10 a zero para jayme, não quero justificar, mas jayme não está nas suas melhores condições, nunca o vi jogart uma final de alagoano tão mal, tenho certeza que os remédios o atrapalharam, considero ainda um desrespeito o que estão fazendo com o Fabio que não tem nada haver com isso e que ganhou com méritos, parabéns fabio!!!
Ponderações devido a repercussão causada pelo meu primeiro comentário.
A interpretação correta do que eu disse anteriormente não diz respeito a estar contra ou a favor de A ou B, muito menos denegri a imagem de alguma família, como equivocadamente o enxadrista Thyago Miranda interpretou. Ressalto novamente que a minha preocupação foi com o esporte, saí em defesa dele, da competitividade disputada com seriedade.
Apesar de ter todo o RESPEITO para com a família Miranda, infelizmente minha opinião não muda diante do que meus olhos viram. Não posso ser censurado pelo fato de emitir minha opinião!
Acredito que o comentário da Lih Almeida tenha sido um tanto agressivo, diferente do meu que em nenhum momento atingi o caráter de alguém e muito menos fiz piada do xadrez alagoano ( Lih Almeida disse: ...acho que se não houver esse tipo de coisa não é o xadrez alagoano.). Discordo dela quanto a essas opiniões. Atenção! Eu respondo pelo que eu digo e não por terceiros.
Sem mais agradeço a compreensão de todos e um forte abraço aos enxadristas alagoanos!
Eu não ia comentar, mas diante de tanto debate acho importante expressar minha opinião, primeiro pelo fato de eu está sempre presente nos eventos do xadrez de maceió, e segundo por eu ter participado desse torneio.
Eu não acuso ninguem sem provas, e prefiro não tomar decisões ou opiniões baseado em suposições. Eu vi jayme jogar mal contra o Fábio sim, mas o motivo dele ter jogado mal eu não posso afirmar, nem tenho o direito de fazer suposições.
SE Jayme quis perder a partida, eu acho direito dele, ele que está jogando lá, e se o cara quer perder a partida, ai é problema dele, não vejo nenhuma regra que impeça o jogador por vontade própria e livre de opiniões, combinações ou pressões fazer isso.
Então, eu acho que o único problema disso tudo seria algum tipo de arrumadinho, se Jayme diz que não houve isso, então não houve até que se prove o contrário.
E eu espero de coração que não tenha havido nenhum tipo de combinação na partida, pois eu acharia uma atitude totalmente sem ética e desrepeitosa.
Desde o término do campeonato preferi o silencio, que não pude mais manter ao ver a repercussão que apresenta. Aponto que Licia (minha namorada) apenas me deu os parabéns pelo excelente campeoanato q fiz, não mencionando em momento algum A ou B. O que neste caso não caberia o thyago lembrar do score que jayme tem contra mim. Entendo ainda, o comentário que se "não fosse assim, não seria xadrez alagoano", pois quase todas as vezes que ela presenciou uma competição em que eu tomava parte em AL,existiu algum tipo de discordia ou levantada alguma discussão,(a exemplo do que aconteceu na semi-final de 2009, em que Thyago e eu fomos os principais envolvidos.). Tenho opinião formada a respeito do que aconteceu, como já falei preferi o silêncio até agora, até por não poder provar nada. Reconheço todo o esforço que a família Miranda, principalmente na pessoa do atual presidente,Yuri Miranda desempenhou pelo xadrez em Alagoas todos esses anos, mas ainda me incomoda existir um certo "coronelismo". Exemplifico tal afirmação: Durante o campeonato houve duas desistências, Azevedo e Luis Gustavo, o que acarretou algumas mudanças no emparceiramento.Tais mudanças foram discutidas com os 8 jogadores presentes(a exceção de Jayme) que foi ratificada pelo árbitro Edvaldo Duarte (gordinho).No outro dia, foi nos informado que seria de um outro jeito e não mais o que tinhamos discutido. Ainda ocorreram algumas modificações sem a consulta de todos os jogadores ou a ciência do arbitro, que apenas os que estavam presentes sabem. Sem mais, abraço a todos.
Conversando com um dos companheiros de quarto Marceley Martins em Araruama-RJ, Campeão Goiano, ele me contou do sistema de matchs realizado no campeonato absoluto Goiano. Se não me engano são 8 etapas e 8 jogadores na final por ordem de rating , mata-mata 2 partidas lentas, no match final 4 partidas lentas. Acabaria com acusações e suposições pois o jogador só dependeria dele.Eu sempre fui a favor desse sistema. Alguns comentários foram infelizes juntando passado e presente e misturando coisas antigas. Fiquei muito triste principalmente pelo amor que tenho por esse esporte, ninguém tem essa dimensão. Com relação a você Allan essa expressão jamais imaginei vindo da sua pessoa "Coronelismo" que tem como definição poder,fraude,influência aos seus apadrinhados.Imaginei um belo campeonato Alagoano e bem disputado, mais já na 2a rodada ocorreu a desistência de Azevedo e Gustavo atrapalhando o emparceiramento, tentei fazer o mais justo inclusive beneficiando você jogando de Brancas contra mim. Depois joão chegou reclamando de suas cores, mudamos as cores das partidas de ferreira,charles e ele. Tudo na tremenda justiça. As decisões precisam ser tomadas rapidamente, pois temos menos de 24 horas para o emparceiramento e nem sempre todos estão presentes. A minha família montou uma academia de xadrez por que ama esse esporte as vezes erra na organização que admito não ser o nosso forte, mais somos corretos e uma família democrática que sempre foi contra o coronelismo esse termo foi muito pesado para amantes de Caíssa.
Falei com Allan por telefone com relação a situação de Phillipe que perdeu para Luiz Gustavo e seria prejudicado com a sua desistência ,Allan me convenceu que seria justo, até então não queria mexer nisso, mais no final a decisão foi acertada. Sobre um novo emparceiramento não concordava por que iria embolar o campeonato pois já estava na 3a rodada , e ele me disse a seguinte frase " o que decidirem eu jogo ". Adaptamos a tabela e repito, eu achei que seria injusto jogar com ferreira,Allan e Fábio de brancas e conversei com meu pai e decidimos mudar as cores da minha partida com Allan para melhor justiça. O árbitro foi avisado de tudo inclusive da partida a tarde Fábio x Philipe.
olá a todos, antes de mais nada deixe-me apresentar: sou celio humberto farias da silva, estudo 4 periodo de direito na ufal, jogo xadrez ha algum tempo, e acompanho as noticias d xadrez em alagoas atraves do site chessveja, im amigo meu da universidade, me falou dessa polêmica que aconteceu no campeonato alagoano de 2011, e pediu para eu expor minha opinião a cerca desse tema polêmico que é "pagar para vencer" ou "pagar para perder" Haja vista o código citado pelo Jayme Miranda, acima descrito (não o conheço e portanto não faço julgamento sobre a atitude dele ou não) vou apenas comentar a questão legal. Existe um trecho na Lei que, fala de "pagar ou dar incentivo para alguém levar vantagem indevida" Alguns Juízes, julgando esses casos, chegam a uma conclusão: Se algém ou instituição ou clube, paga para outro vencer por meios legais não caracteriza crime, pois o mesmo só está incentivando ao outro (que não tendo mais chances, necessariamente, não tendo chances)a vencer a partida contra um adversário que está na briga direta por um título, ou colocação final, não está agindo de forma ilegal então não será passível de crime. Obrigado espero ter contribuido.
No Código Brasileiro de Justiça Desportiva, diz a seguinte afirmação, em seus artigos 237 e 242: quem der ou prometer vantagem indevida a atleta, juiz, dirigente que possa, de qualquer forma, influienciar no resultado da partida estará inflingindo a lei. o Código diz que não pode haver vantagem indevida (essa vantagem não pode causar dano)para que haja influência, mas não que qualquer influência seja vantagem indevida. É necessário interpretar corretamente o que diz a Lei. Repito se a pessoa pagar e não levar vantagem ilegal pode.
Ficou muito chato isso, o Sistema Schuring (todos contra todos) vai causar sempre este tipo de confusão, como já aconteceu em diversas partes do mundo, sistema assim deve valer rate FIDE, acho que fazer um torneio com eliminatórias vai ser mais justo a todos quem perder voa da competição, que esta experiência amadureça para os próximos torneios, e minha sugestão no próximo torneio alagoano seja eliminatória jogo de ida e volta caso de empate vai ao relâmpago, quem perder sai da competição. Ou faz um Schuring mesmo valendo Rate FIDE, mas fica um torneio grande cansativo e longo acabando muito tarde! Fica ai a proposta. Vamos acabar esta discussão que não vai levar a nada.
AOS ENXADRISTAS ALAGOANOS Sobre os acontecimentos ocorridos na final do campeonato alagoano tenho a prestar os seguintes esclarecimentos. 1. Os enxadristas Luiz Gustavo e Antonio Azevedo foram suspensos por um ano das competições organizadas pela FEXEAL, pelo abandono da final; 2. A deliberação definitiva do grupo foi zerar o resultado dos confrontos relativos ao Azevedo e ao Gustavo; 3. O novo emparceiramento foi aprovado pelos presentes, mas ficou pendente a verificação do regulamento do shuring que ninguém tinha certeza se podia retirar os jogadores com WO, portanto não havia decisão conclusiva sobre o assunto; 4. Apresentei ao Jayme as decisões ele disse que no caso do shuring não se retirava os jogadores de WO, mesmo assim ele foi convencido por mim e postou as rodadas com o novo emparceiramento, neste momento, o Charles Tony ligou dizendo que o Felipe estaria de bye nas duas rodadas do domingo, entre outros problemas, foi quando tentei junto com o Jayme montar uma rodada completa e percebemos o quanto seria difícil ajustar os confrontos com as modificações; 5. Foi quando eu decidi em virtude desta impossibilidade e sem condições de uma nova reunião, manter o antigo emparceiramento. Volto a lembrar que a postagem foi excluída, portanto não foi pelo fato do Jayme ter influenciado a decisão, muito pelo contrário ele respeitou a decisão da maioria e depois ainda jogou de negras contra o Alan, para igualar a vantagem entre ele o Alan e o Ferreira, desprendimento e senso de justiça que ninguém ressaltou; 6. Reprovo qualquer combinação de resultados, luto até contra empates sem situação real para isso. 7. O Jayme não apenas ama o xadrez, isto é essencial demais para ele, tenho que me preocupar com isto e com sua saúde, lamento estas desconfianças, não aceito e nem vejo motivo plausível para isso, pois o Jayme me disse que estava torcendo pelo Alan por ser o mais talentoso de todos os finalistas. 8. Gostaria de parabenizar o Fábio pelo título e me desculpar pelos problemas ocorridos, não censuro ninguém pelas opiniões apresentadas, mas acredito que a ferramenta escolhida talvez não tenha sido a apropriada, inclusive fizemos uma reunião após o torneio e ninguém abordou o fato, esta atitude não é boa para o Xadrez alagoano e inaceitável. 9. A FEDERAÇÃO CONTINUA ABERTA A PARTICIPAÇÃO DE QUALQUER UM, MUDANÇAS SÂO IMPORTANTES PARA QUALQUER ENTIDADE, PARA EVITAR VÍCIOS E RENOVAR AS IDÉIAS. ESTAMOS CONVOCANDO ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA, PARA NOVEMBRO EU NÃO SEREI MAIS CANDIDATO, MAS CONTINUAREI AJUDANDO O XADREZ DE ALAGOAS.
Por seus méritos e só por eles vc é o mais novo CAMPEÃO ALAGOANO de XADREZ 2011, título que muitos gostariam de de ter, mais poucos o tem, vc está grafado na história do nosso esporte, junto com outros grandes nomes tais como: Etênio e Auriberto Ticcianeli, Jorge Câmara, Antônio Azevedo, Jayme Miranda, José Ferreira, Thyago Miranda.
PARABÉNS Grande esportista que carrega no peito títulos de Campeão Alagoano de JUDÔ e agora também o de XADREZ.
Não entendo o porque da polêmica quanto ao resultado da partida do Jayme contra o Fábio, temos que lembrar. Anormal a vitória do Fábio? bom então tb seriam anormais as vitórias do João Paulo, e a do Allan (principalmente pelas estatísticas)sobre o mesmo Jayme, mais ninguém fez qualquer comentário quanto a isso, o resultado numa partida de xadrez não é definido pelas estatísticas, e não necessariamente pelo rating do jogador, existem muitos outros fatores que podem influenciar num resultado (físicos e emocionais), daí, a duvidar da integridade moral do outro já é demais! comigo mesmo Jayme já jogou e perdeu partidas em torneios do clube em que alguns jogadores com rating 1500 teriam jogado melhor, e não mudou nossa estatística de que a cada 1 vitória minha, tem 10 vitórias dele(ou mais, sei lá) bem como, que achar que existiu um complô (talvez internacional, CIA e KGB juntas) para tirar o título do Allan, parece até piada, afinal ninguém comentou tb que na primeira rodada do torneio o mesmo perdeu sua partida para o Ferreirinha (+:-), mais não sei o pq a mesma foi remarcada e apresentou outro resultado (0,5:0,5) o que no meu entendimento o beneficiou, e o manteve na disputa pelo título, meio ponto esse o colocaria fora da polêmica, deixando seu lugar para o Ferreirinha.
Vamos Respeitar o resultados e os nossos colegas!!!!!!!!!!!!!!
É uma pena Yuri, não ser mais candidato a reeleição na FEXEAL, espero que repense, pondere e seja sim candidato, tenho certeza que a maioria dos enxadristas alagoanos o reconduziriam ao comando do nosso Xadrez.
Sempre leio todas as materias postadas aqui, pouco comento, mas desta fez sinto-me obrigado.
Primeiro quero parabenizar o enxadrista Fábio Alexandre. Segundo parabenizar toda a fámilia Miranda por tudo que fizeram e ainda estão fazendo por nosso xadrez!Lembrando que esse ano tivemos varios torneios valendo rating em alagoas e estamos evoluindo de forma demasiada! Venho perante essa postagem pedir respeituosamente que Yuri Miranda se candidate e continue fazendo este excelente trabalho! Lembro de uma conversa com jayme ano passado em que o mesmo já dizia não estar bem fisicamente para disputar torneios longos, torço para que ele se recupere e retome o titulo de campeão alagoano no próximo ano...
No meu juízo qualquer atividade estimada requer organização, Alagoas é uma terra de abandonos, adulterada e sem amor próprio. O xadrez é um instrumento desportivo plural, porque consegue agregar com muita força o desempenho racional e a amplitude dos relacionamentos humanos. No entanto, como disse anteriormente, Alagoas é desprovida de acreditares, só que na contramão da lógica surge um cara como Yuri, que acredita e valoriza os filhos dessa terra...
Yuri, permaneça como presidente, você e sua família legitimou demais o xadrez em Alagoas.
Parabéns Yuri,tá bem colocado!
ResponderExcluirAté o meu reserva tá melhor que que vc!
heheheheheheheheheheheh
Grande Fabio!!! Parabéns pelo título incontestável, ficou claro nesse torneio a sua evolução, desbancando grandes nomes do xadrez estadual, todos os outros tbm estão de parabéns, tivemos um campeonato muito disputado,com quebras de tabu e tudo que temos direito, esse é o xadrez alagoano!
ResponderExcluirum abraço!!
thyago miranda
esqueci de mencionar que agora, todo o xadrez de alagoas está ao seus pés ou melhor, aos seus pezinhos!!!!kkkk,abraço
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRSRSRSR OBRIGADO THIAGÃO, JOGO É JOGO, NÃO SOU ORGULHOSO, SI EU PERDER TODAS AS PARTIDAS EM QUALQUER TORNEIO VOU TER SEMPRE O MESMO PENSAMENTO. GANHEI SIM, MAS OS MELHORES DE ALAGOAS SÃO VC(THIAGO), JAYME, RAFAEL FERREIRA, FERREIRINHA, ALLAN, AZEVEDO,ETC... PELO CONHECIMENTO TEORICO E SÃO GRANDES JOGADORES. E NA VERDADE MESMOS ADVERSARIOS TIVERAM CHANCES DE GANHAR E FUI ESCAPANDO!
ResponderExcluirDe fato temos que parabenizar o Fábio pelo seu desempenho num dos torneios mais difíceis do nordeste, todavia é de extrema relevância ressaltar que o campeão alagoano de 2011 obteve 5,5 pontos por mérito próprio e o outro ponto que lhe deu o tão sonhado título foi cercado de muita polêmica, pois o seu adversário Jayme Miranda praticamente entregou deliberadamente sua partida. Apesar dele(Jayme) tentar se defender dizendo que não foi, todos que estavam presentes no evento percebeu um verdadeiro teatro do nosso hexa-campeão alagoano. Mas qual a intenção dele entregar a partida? Devido a rivalidade que há entre ele (Jayme) e o então vice-campeão, Allan Gadelha, que a propósito o venceu.
ResponderExcluirNão estou defendendo ninguém, apenas expus a falta de esportividade que ocorreu nesta última partida do campeonato alagoano. Falta de esportividade pra não dizer outro nome que iria cair muito bem!!! Mando um abraço pra todos, tanto o Jayme quanto o Fábio, Allan e os demais que tiveram o compromisso de jogar todo o campeonato sem nenhuma ausência.
Resposta a Nayron Igor.
ResponderExcluirÉ uma pena Nayron um jogador tão jovem e com muito futuro pensar isso de mim. Gosto muito de teatro, inclusive levei minha filha semana passada em uma peça no Marista , "Sem pé e nem Cabeça" muito boa por
sinal, prefiro ficar fora dos palcos e ficar dentro do tabuleiro . Não tenho rivalidade nenhuma com o Allan Gadelha,gosto muito dele, é um cara que mereceu o título, com certeza vai ganhar alguns títulos, a minha derrota para João Paulo me tirou dá disputa pelo título,não foi a derrota para Allan que me tirou da disputa. Não joguei bem o torneio todo, inclusive na vitória contra ferreira, ele deixou passar um tático. Resumindo você está fazendo acusações sérias com respeito ao meu nome e sem provas. Eu posso processa-lo por Calúnia e difamação. Acho uma falta de respeito o que fizeram com o Fábio ontem, até minha namorada percebeu, o cara ganhou o título e todo mundo com cara de Velório. Lembrando eu passei 2007,2008 e 2009 sem ganhar o Alagoano e agora 2011, ou seja já tenho experiência demais em não ganhar. Você não sabe os problemas de saúde que estou passando e as dificuldades que estou sentindo nos torneios para calcular,jogar partidas longas e enfrentar uma sequencia longa de partidas.Inclusive estou de licença médica até setembro tratando desses problemas. Procure se informar e perguntar antes de acusar.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....Essa galera é massa! ai mestre o atual campeão é culpado da galera ficar com a quela cara ele mesmo não tava com cara de comemorar com a turma independente de torcida...E os comentario do Nayron foi infeliz mas é isso ai releve e vamos curtir as resenhas..Afinal esse espaço é pra isso mesmo. rsrsrsrs.
ResponderExcluirParabens Fabeta, vc ta devendo uma comemoração a altura de um campeão alagoando!!
É uma pena ver tantas discórdias ,mas enfim,acho que
ResponderExcluirse não houver esse tipo de coisa
não é o xadrez Alagoano,rsrsrs. Desde já
parabenizando Allan,(como mts devem saber meu namorado ) por seu desempenho no campeonato e por duas coisas que me faz estar ate hoje com ele carater e honestidade.Parabéns Meu Campeão Alagoano pois creio eu que não só pra mim como pra outros que preferiram ficar calados para não repercurtir "o caso" . Ahh,acho que nem preciso explicar como comentado em um dos comentarios ,a cara de enterro de todos na premiação. Desde já Grata pelo espaço que dá a chance de muitos se expressarem.
PARABPENS FÁBIO!!! POXA..UMA SURPRESA BOA E MERECIDA.PARABÉNS Á TODOS OS PARTICIPANTES!!! COMO SEMPRE TEM QUE HAVER UMA POLÊMICA,MAIS ENFIM, DIANTE DE TODOS OS FATOS PERCEBO QUE OS ENXADRISTAS DE ALAGOAS VEM EVOLUINDO, SE DESTACANDO EM TORNEIOS EM 2011.
ResponderExcluirATUALMENTE FÁBIO CAMPEÃO HURRUUU RSSS!!! E QUE BREVE, AGORA EM AGOSTO ESTAREI DE VOLTA, ESPERO QUE TBM ALGUMAS ENXADRISTAM RETORNEM ...UMA ABRAÇO Á TODOS...POLINHACHESS!!!
conheci jayme miranda em 99 quando fui árbitro do nordestino em natal, de lá pra cá ele cresceu de tamanjo. e no xadrez tb, tem bom caráter e até mesmo se tiuvesse entregado a partida em questão ( que acho que no entregou) seria por um bom motivo, problemas de saúde física e mental atralham a vida de qualquer um tenha força mestre jayme vc deixou ja sua marca e naõ precisa provar nada para nimguem e nem pra vc mesmo. Luiz Lima
ResponderExcluirPrezado Nairon Igor, Jayme Miranda é um nome para ser respeitado em alagoas não só pelo esplendoroso e vitorioso xadrez, mas principalmente por ser o nome do maior icone do socialismo em alagoas, portanto a questão que vc levanta é altamente infeliz, pq desrespeita toda nossa familia,seria interessante uma retratação de sua parte, quanto a questão levantada pela namorada do allan, se não me engano o score de jayme e ele era de 9 ou 10 a zero para jayme, não quero justificar, mas jayme não está nas suas melhores condições, nunca o vi jogart uma final de alagoano tão mal, tenho certeza que os remédios o atrapalharam, considero ainda um desrespeito o que estão fazendo com o Fabio que não tem nada haver com isso e que ganhou com méritos, parabéns fabio!!!
ResponderExcluirPonderações devido a repercussão causada pelo meu primeiro comentário.
ResponderExcluirA interpretação correta do que eu disse anteriormente não diz respeito a estar contra ou a favor de A ou B, muito menos denegri a imagem de alguma família, como equivocadamente o enxadrista Thyago Miranda interpretou. Ressalto novamente que a minha preocupação foi com o esporte, saí em defesa dele, da competitividade disputada com seriedade.
Apesar de ter todo o RESPEITO para com a família Miranda, infelizmente minha opinião não muda diante do que meus olhos viram. Não posso ser censurado pelo fato de emitir minha opinião!
Acredito que o comentário da Lih Almeida tenha sido um tanto agressivo, diferente do meu que em nenhum momento atingi o caráter de alguém e muito menos fiz piada do xadrez alagoano ( Lih Almeida disse: ...acho que se não houver esse tipo de coisa não é o xadrez alagoano.). Discordo dela quanto a essas opiniões.
Atenção! Eu respondo pelo que eu digo e não por terceiros.
Sem mais agradeço a compreensão de todos e um forte abraço aos enxadristas alagoanos!
Eu não ia comentar, mas diante de tanto debate acho importante expressar minha opinião, primeiro pelo fato de eu está sempre presente nos eventos do xadrez de maceió, e segundo por eu ter participado desse torneio.
ResponderExcluirEu não acuso ninguem sem provas, e prefiro não tomar decisões ou opiniões baseado em suposições. Eu vi jayme jogar mal contra o Fábio sim, mas o motivo dele ter jogado mal eu não posso afirmar, nem tenho o direito de fazer suposições.
SE Jayme quis perder a partida, eu acho direito dele, ele que está jogando lá, e se o cara quer perder a partida, ai é problema dele, não vejo nenhuma regra que impeça o jogador por vontade própria e livre de opiniões, combinações ou pressões fazer isso.
Então, eu acho que o único problema disso tudo seria algum tipo de arrumadinho, se Jayme diz que não houve isso, então não houve até que se prove o contrário.
E eu espero de coração que não tenha havido nenhum tipo de combinação na partida, pois eu acharia uma atitude totalmente sem ética e desrepeitosa.
Desde o término do campeonato preferi o silencio, que não pude mais manter ao ver a repercussão que apresenta. Aponto que Licia (minha namorada) apenas me deu os parabéns pelo excelente campeoanato q fiz, não mencionando em momento algum A ou B. O que neste caso não caberia o thyago lembrar do score que jayme tem contra mim. Entendo ainda, o comentário que se "não fosse assim, não seria xadrez alagoano", pois quase todas as vezes que ela presenciou uma competição em que eu tomava parte em AL,existiu algum tipo de discordia ou levantada alguma discussão,(a exemplo do que aconteceu na semi-final de 2009, em que Thyago e eu fomos os principais envolvidos.). Tenho opinião formada a respeito do que aconteceu, como já falei preferi o silêncio até agora, até por não poder provar nada. Reconheço todo o esforço que a família Miranda, principalmente na pessoa do atual presidente,Yuri Miranda desempenhou pelo xadrez em Alagoas todos esses anos, mas ainda me incomoda existir um certo "coronelismo". Exemplifico tal afirmação: Durante o campeonato houve duas desistências, Azevedo e Luis Gustavo, o que acarretou algumas mudanças no emparceiramento.Tais mudanças foram discutidas com os 8 jogadores presentes(a exceção de Jayme) que foi ratificada pelo árbitro Edvaldo Duarte (gordinho).No outro dia, foi nos informado que seria de um outro jeito e não mais o que tinhamos discutido. Ainda ocorreram algumas modificações sem a consulta de todos os jogadores ou a ciência do arbitro, que apenas os que estavam presentes sabem. Sem mais, abraço a todos.
ResponderExcluirConversando com um dos companheiros de quarto Marceley Martins em Araruama-RJ, Campeão Goiano, ele me contou do sistema de matchs realizado no campeonato absoluto Goiano. Se não me engano são 8 etapas e 8 jogadores na final por ordem de rating , mata-mata 2 partidas lentas, no match final 4 partidas lentas. Acabaria com acusações e suposições pois o jogador só dependeria dele.Eu sempre fui a favor desse sistema. Alguns comentários foram infelizes
ResponderExcluirjuntando passado e presente e misturando coisas antigas. Fiquei muito triste principalmente pelo amor que tenho por esse esporte, ninguém tem essa dimensão. Com relação a você Allan essa expressão jamais imaginei vindo da sua pessoa "Coronelismo" que tem como definição poder,fraude,influência aos seus apadrinhados.Imaginei um belo campeonato Alagoano e bem disputado, mais já na 2a rodada ocorreu a desistência de Azevedo e Gustavo atrapalhando o emparceiramento, tentei fazer o mais justo inclusive beneficiando você jogando de Brancas contra mim. Depois joão chegou reclamando de suas cores, mudamos as cores das partidas de ferreira,charles e ele. Tudo na tremenda justiça. As decisões precisam ser tomadas rapidamente, pois temos menos de 24 horas para o emparceiramento e nem sempre todos estão presentes. A minha família montou uma academia de xadrez por que ama esse esporte as vezes erra na organização que admito não ser o nosso forte, mais somos corretos e uma família democrática que sempre foi contra o coronelismo esse termo foi muito pesado para amantes de Caíssa.
Falei com Allan por telefone com relação a situação de Phillipe que perdeu para Luiz Gustavo e seria prejudicado com a sua desistência ,Allan me convenceu que seria justo, até então não queria mexer nisso, mais no final a decisão foi acertada. Sobre um novo emparceiramento não concordava por que iria embolar o campeonato pois já estava na 3a rodada , e ele me disse a seguinte frase " o que decidirem eu jogo ". Adaptamos a tabela e repito, eu achei que seria injusto jogar com ferreira,Allan e Fábio de brancas e conversei com meu pai e decidimos mudar as cores da minha partida com Allan para melhor justiça. O árbitro foi avisado de tudo inclusive da partida a tarde Fábio x Philipe.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirolá a todos, antes de mais nada deixe-me apresentar:
ResponderExcluirsou celio humberto farias da silva, estudo 4 periodo de direito na ufal, jogo xadrez ha algum tempo, e acompanho as noticias d xadrez em alagoas atraves do site chessveja, im amigo meu da universidade, me falou dessa polêmica que aconteceu no campeonato alagoano de 2011, e pediu para eu expor minha opinião a cerca desse tema polêmico que é "pagar para vencer" ou "pagar para perder"
Haja vista o código citado pelo Jayme Miranda, acima descrito (não o conheço e portanto não faço julgamento sobre a atitude dele ou não)
vou apenas comentar a questão legal.
Existe um trecho na Lei que, fala de "pagar ou dar incentivo para alguém levar vantagem indevida"
Alguns Juízes, julgando esses casos, chegam a uma conclusão:
Se algém ou instituição ou clube, paga para outro vencer por meios legais não caracteriza crime, pois o mesmo só está incentivando ao outro (que não tendo mais chances, necessariamente, não tendo chances)a vencer a partida contra um adversário que está na briga direta por um título, ou colocação final, não está agindo de forma ilegal então não será passível de crime.
Obrigado espero ter contribuido.
No Código Brasileiro de Justiça Desportiva, diz a seguinte afirmação, em seus artigos 237 e 242: quem der ou prometer vantagem indevida a atleta, juiz, dirigente que possa, de qualquer forma, influienciar no resultado da partida estará inflingindo a lei.
ResponderExcluiro Código diz que não pode haver vantagem indevida (essa vantagem não pode causar dano)para que haja influência, mas não que qualquer influência seja vantagem indevida. É necessário interpretar corretamente o que diz a Lei.
Repito se a pessoa pagar e não levar vantagem ilegal pode.
Ficou muito chato isso, o Sistema Schuring (todos contra todos) vai causar sempre este tipo de confusão, como já aconteceu em diversas partes do mundo, sistema assim deve valer rate FIDE, acho que fazer um torneio com eliminatórias vai ser mais justo a todos quem perder voa da competição, que esta experiência amadureça para os próximos torneios, e minha sugestão no próximo torneio alagoano seja eliminatória jogo de ida e volta caso de empate vai ao relâmpago, quem perder sai da competição. Ou faz um Schuring mesmo valendo Rate FIDE, mas fica um torneio grande cansativo e longo acabando muito tarde! Fica ai a proposta. Vamos acabar esta discussão que não vai levar a nada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAOS ENXADRISTAS ALAGOANOS
ResponderExcluirSobre os acontecimentos ocorridos na final do campeonato alagoano tenho a prestar os seguintes esclarecimentos.
1. Os enxadristas Luiz Gustavo e Antonio Azevedo foram suspensos por um ano das competições organizadas pela FEXEAL, pelo abandono da final;
2. A deliberação definitiva do grupo foi zerar o resultado dos confrontos relativos ao Azevedo e ao Gustavo;
3. O novo emparceiramento foi aprovado pelos presentes, mas ficou pendente a verificação do regulamento do shuring que ninguém tinha certeza se podia retirar os jogadores com WO, portanto não havia decisão conclusiva sobre o assunto;
4. Apresentei ao Jayme as decisões ele disse que no caso do shuring não se retirava os jogadores de WO, mesmo assim ele foi convencido por mim e postou as rodadas com o novo emparceiramento, neste momento, o Charles Tony ligou dizendo que o Felipe estaria de bye nas duas rodadas do domingo, entre outros problemas, foi quando tentei junto com o Jayme montar uma rodada completa e percebemos o quanto seria difícil ajustar os confrontos com as modificações;
5. Foi quando eu decidi em virtude desta impossibilidade e sem condições de uma nova reunião, manter o antigo emparceiramento. Volto a lembrar que a postagem foi excluída, portanto não foi pelo fato do Jayme ter influenciado a decisão, muito pelo contrário ele respeitou a decisão da maioria e depois ainda jogou de negras contra o Alan, para igualar a vantagem entre ele o Alan e o Ferreira, desprendimento e senso de justiça que ninguém ressaltou;
6. Reprovo qualquer combinação de resultados, luto até contra empates sem situação real para isso.
7. O Jayme não apenas ama o xadrez, isto é essencial demais para ele, tenho que me preocupar com isto e com sua saúde, lamento estas desconfianças, não aceito e nem vejo motivo plausível para isso, pois o Jayme me disse que estava torcendo pelo Alan por ser o mais talentoso de todos os finalistas.
8. Gostaria de parabenizar o Fábio pelo título e me desculpar pelos problemas ocorridos, não censuro ninguém pelas opiniões apresentadas, mas acredito que a ferramenta escolhida talvez não tenha sido a apropriada, inclusive fizemos uma reunião após o torneio e ninguém abordou o fato, esta atitude não é boa para o Xadrez alagoano e inaceitável.
9. A FEDERAÇÃO CONTINUA ABERTA A PARTICIPAÇÃO DE QUALQUER UM, MUDANÇAS SÂO IMPORTANTES PARA QUALQUER ENTIDADE, PARA EVITAR VÍCIOS E RENOVAR AS IDÉIAS. ESTAMOS CONVOCANDO ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA, PARA NOVEMBRO EU NÃO SEREI MAIS CANDIDATO, MAS CONTINUAREI AJUDANDO O XADREZ DE ALAGOAS.
Parabéns, Fábio Alexandre !!!!!!!!!
ResponderExcluirPor seus méritos e só por eles vc é o mais novo CAMPEÃO ALAGOANO de XADREZ 2011, título que muitos gostariam de de ter, mais poucos o tem, vc está grafado na história do nosso esporte, junto com outros grandes nomes tais como: Etênio e Auriberto Ticcianeli, Jorge Câmara, Antônio Azevedo, Jayme Miranda, José Ferreira, Thyago Miranda.
PARABÉNS Grande esportista que carrega no peito títulos de Campeão Alagoano de JUDÔ e agora também o de XADREZ.
Não entendo o porque da polêmica quanto ao resultado da partida do Jayme contra o Fábio, temos que lembrar. Anormal a vitória do Fábio? bom então tb seriam anormais as vitórias do João Paulo, e a do Allan (principalmente pelas estatísticas)sobre o mesmo Jayme, mais ninguém fez qualquer comentário quanto a isso, o resultado numa partida de xadrez não é definido pelas estatísticas, e não necessariamente pelo rating do jogador, existem muitos outros fatores que podem influenciar num resultado (físicos e emocionais), daí, a duvidar da integridade moral do outro já é demais! comigo mesmo Jayme já jogou e perdeu partidas em torneios do clube em que alguns jogadores com rating 1500 teriam jogado melhor, e não mudou nossa estatística de que a cada 1 vitória minha, tem 10 vitórias dele(ou mais, sei lá) bem como, que achar que existiu um complô (talvez internacional, CIA e KGB juntas) para tirar o título do Allan, parece até piada, afinal ninguém comentou tb que na primeira rodada do torneio o mesmo perdeu sua partida para o Ferreirinha (+:-), mais não sei o pq a mesma foi remarcada e apresentou outro resultado (0,5:0,5) o que no meu entendimento o beneficiou, e o manteve na disputa pelo título, meio ponto esse o colocaria fora da polêmica, deixando seu lugar para o Ferreirinha.
ResponderExcluirVamos Respeitar o resultados e os nossos colegas!!!!!!!!!!!!!!
É uma pena Yuri, não ser mais candidato a reeleição na FEXEAL, espero que repense, pondere e seja sim candidato, tenho certeza que a maioria dos enxadristas alagoanos o reconduziriam ao comando do nosso Xadrez.
ResponderExcluirSempre leio todas as materias postadas aqui, pouco comento, mas desta fez sinto-me obrigado.
ResponderExcluirPrimeiro quero parabenizar o enxadrista Fábio Alexandre. Segundo parabenizar toda a fámilia Miranda por tudo que fizeram e ainda estão fazendo por nosso xadrez!Lembrando que esse ano tivemos varios torneios valendo rating em alagoas e estamos evoluindo de forma demasiada! Venho perante essa postagem pedir respeituosamente que Yuri Miranda se candidate e continue fazendo este excelente trabalho!
Lembro de uma conversa com jayme ano passado em que o mesmo já dizia não estar bem fisicamente para disputar torneios longos, torço para que ele se recupere e retome o titulo de campeão alagoano no próximo ano...
No meu juízo qualquer atividade estimada requer organização, Alagoas é uma terra de abandonos, adulterada e sem amor próprio. O xadrez é um instrumento desportivo plural, porque consegue agregar com muita força o desempenho racional e a amplitude dos relacionamentos humanos. No entanto, como disse anteriormente, Alagoas é desprovida de acreditares, só que na contramão da lógica surge um cara como Yuri, que acredita e valoriza os filhos dessa terra...
ResponderExcluirYuri, permaneça como presidente, você e sua família legitimou demais o xadrez em Alagoas.
Douglas Barros
Postar um comentário
PODEM COMENTAR